Precisamos conversar sobre as fobias específicas.

As Fobias Específicas constituem um transtorno caracterizado pelo medo irracional de determinado objeto ou situação, o que pode causar grande sofrimento emocional e impactar negativamente na qualidade de vida do indivíduo afetado por elas. 

Exemplos de fobias:

– Zoofobia (medo de animais);
– Claustrofobia (medo de lugares apertados);
– Acrofobia (medo de altura);
– Aracnofobia (medo de aranhas).

FOBIA NÃO É APENAS UM MEDO COMUM!

O medo é uma resposta emocional natural a uma ameaça percebida, real ou imaginária. É uma sensação de desconforto, preocupação ou apreensão que pode desencadear uma resposta de luta ou fuga no corpo. 

Já a fobia é um medo irracional e persistente, geralmente desproporcional ao perigo real que a pessoa enfrenta, que pode ser incapacitante e interferir significativamente na vida cotidiana.

TRATAMENTO

O tratamento das fobias se baseia em terapia cognitivo-comportamental. A terapia pode ajudar o indivíduo a identificar e mudar padrões de pensamento negativos que estão contribuindo para a fobia, além de ensinar técnicas de respiração e relaxamento para lidar com a ansiedade.

Em casos mais graves, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade. O tratamento tende a ser altamente eficaz e até levar à recuperação completa da condição, permitindo a retomada das atividades diárias sem medo.

Gostaria de agendar uma consulta on-line ou presencial? Clique aqui!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp